Realização de simulacro do Programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” em Candoso

23 Maio 2018

Com base na Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, teve inicio o Programa, “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, promovendo ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Assim, realizou-se no passado dia 23 de maio, na localidade de Candoso, União das Freguesias de Candoso e Carvalho de Egas, em Vila Flor, o segundo simulacro distrital, de evacuação das populações para local de abrigo, de onde, em caso de necessidade, as autoridades, de forma mais célere, podem evacuar a totalidade da população.

Foi designado o “Oficial de Segurança”, neste caso o Presidente da União de Freguesias, o Sr. Joaquim Correia, que em caso de emergência, toca o sino a rebate, reúne a população no local de abrigo e faz a ligação com as autoridades, para que o apoio e socorro decorra de forma mais segura.

Estiveram presentes no local, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Vila Flor, GNR e Serviço Municipal de Proteção Civil.