Comissão Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios
No âmbito do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, estabelecido por Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2006, são apresentados cinco eixos fundamentais de actuação, de forma a desenvolver as condições propícias à redução progressiva dos fogos florestais.
São eles:
- Aumento da resiliência do território aos incêndios florestais
- Redução da incidência de incêndios
- Melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios
- Recuperar e reabilitar os ecossistemas
- Adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz
Neste contexto, torna-se necessário dar cumprimento ao Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de Junho, na sua redacção actual, Lei n.º 76/2017 de 17 de agosto, como uma das formas de consolidar os objectivos propostos.
O nível Municipal é um dos patamares de excelência para o diagnóstico do risco de incêndio, das zonas que potenciam a sua progressão/propagação e das infra-estruturas de combate existentes bem como o seu estado de conservação.
Os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios têm como objectivo a realização deste diagnóstico bem como programar acções necessárias à defesa da floresta contra incêndios.
Estes Planos são elaborados pelas Comissões Municipais de Defesa da Floresta Incêndios em conjunto com os Gabinetes Técnicos Florestais e devem estar em conformidade com o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra incêndios e o respectivo Plano Regional de Ordenamento Florestal. A estrutura dos planos foi estabelecida pela Portaria nº 1139 de 25 de Outubro de 2006 do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Concelho de Vila Flor é constituída pelos seguintes elementos:
- O presidente da câmara municipal ou seu representante, que preside;
- Cinco representantes das freguesias do concelho, a designar pela assembleia municipal;
- Um representante do ICNF, I. P.;
- Um representante da GNR;
- Um representante das organizações de produtores florestais;
- Um representante da IP, S. A.;
- Um representante do IMT, I. P.;
- Um representante da REN;
- Um representante da EDP;
- Um representante dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor;
- Um representante do GIPS 7ª Companhia;
- Um representante do SEPNA.
Plano Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios
Caderno III (Reservado)