Câmara de Vila Flor atribui Bolsas de Estudo e Kit´s universitários a uma centena de jovens do concelho

20 Maio 2024

Os jovens recebem um vale de 700€ e retribuem com a prestação de serviço cívico/comunitário, na sua área de formação, nas pausas letivas, durante 40 horas/ano, o que constitui uma forma de valorização da aprendizagem e reforço de laços do jovem com o Concelho.

A Câmara Municipal de Vila Flor atribuiu bolsas de estudo, no valor individual de 700€, a cerca de uma centena de estudantes naturais ou com residência nos últimos dois anos em Vila Flor, que frequentem o ensino superior, o que representa um investimento total de 70 mil euros.

“Esta não é uma medida de apoio à família, é um contrato que fazemos com os jovens, manifestando-lhe o nosso apoio e o nosso desejo de um dia, se essa for a vontade deles, os ver regressar, com o seu conhecimento, para ajudar no desenvolvimento da nossa terra”, explica o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima.

A ideia de pedir aos jovens que assumam a prestação de serviço cívico/comunitário, na sua área de formação, nas pausas letivas, durante 40 horas/ano, tem como finalidade proporcionar “estágios” onde os estudantes possam pôr em prática as suas aprendizagens, proporcionar-lhes um primeiro contacto com o mundo do trabalho, aprofundar o conhecimento da realidade do concelho e, sobretudo, reforçar os laços que estes jovens têm com o seu município e a sua comunidade, o que pode contribuir para o desenho de regressarem à terra após concluírem o seu percurso universitário.

“Obviamente que estes estágios vão ser ajustados à área de formação de cada um, por exemplo os jovens que estão a tirar turismo, podem nas férias integrar a nossa equipa do Posto de Turismo, os que estiverem em Direito, integrar a nossa equipa jurídica na autarquia, e por aí. É um compromisso que os estudantes assumem com a comunidade”, refere o edil.

Joana Pereira, uma das alunas contempladas, estuda no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), na área de Multimédia e diz-se “ansiosa”, pela experiência de trabalho que o município lhe vai proporcionar. “É uma oportunidade de pôr em prática o que estou a aprender”, diz.

O mesmo sentimento é partilhado por Ricardo Quitério, ao do Curso de Contabilidade. “Entusiasma-me a oportunidade”, refere, considerando não apenas a área de contabilidade do Município, mas também os diversos eventos que ocorrem no concelho onde estes jovens podem dar o seu contributo.

Os beneficiários receberam ainda um Kit, com material diverso que podem usar na sua vida académica, nomeadamente uma t-shirt e uma mochila, uma agenda, uma esferográfica, uma pen, um emblema para a capa, com a imagem do município e um slogan que estimula o orgulho de ser vilaflorense: “Sou Terra de Alma e Cor, e Tu?”, lê-se no referido material. “Esta frase quer fomentar o orgulho e o sentimento de pertença a esta Terra”, justifica o autarca.

Na cerimónia de entrega das bolsas de estudo esteve presente o Secretário de Estado das Autarquias Locais e Ordenamento do Território, Hernâni Dias. O governante, professor de profissão, iniciou a sua vida profissional precisamente em Vila Flor. “Por essa razão é uma honra hoje estar aqui. Devo dizer que o que o município de Vila Flor está a fazer com esta medida é um excelente exemplo daquilo que as autarquias locais podem e devem fazer para fixar os seus jovens e ainda mais os jovens qualificados”, referiu.

Segundo Pedro Lima, 45% dos estudantes do ensino superior de Vila Flor ingressaram no IPB. Orlando Rodrigues, presidente do IPB, também marcou presença nesta cerimónia pública, elogiando a iniciativa: “É extraordinária, não apenas pelo incentivo financeiro, mas sobretudo pelo compromisso que eu diria que é uma oportunidade dos jovens trazerem à terra o conhecimento que adquirem na sua formação académica. O desenvolvimento passa pela fixação de jovens qualificados e esta iniciativa pode ajudar muitos deles a optarem por ficarem por cá” disse.

Por fim Pedro Lima sublinhou ainda um aspeto muito importante: “Aqui está a comunidade universitária do concelho de Vila Flor, não importa a instituição de ensino ou o curso que cada um frequenta, hoje estão juntos, conhecem-se e constituem a nossa comunidade universitária”, sublinhou.

Recordamos que para aceder à Bolsa de Estudos concedida pelo município de Vila Flor, os jovens têm de ter residência no concelho há pelo menos 2 anos, idade não superior a 26 anos à data de apresentação da candidatura, ingressado no Ensino Superior, não podem ter nenhum grau de Ensino Superior anterior, têm de ter obtido aproveitamento escolar/académico no ano letivo anterior, no caso de estar a frequentar anos de continuação (aprovação em pelo menos 80% das disciplinas).

Este incentivo é atribuído a todos os jovens vilaflorenses que reúnam as condições regulamentadas, em condições de igualdade, independentemente da sua condição económica e social.