Incentivos e apoios ao Empreendedor
A Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente – DESTEQUE é constituída por uma parceria público – privada de quinze organizações. Tem um corpo técnico diversificado que presta apoio técnico para a orientação, encaminhamento e acompanhamento ao empreendedor. É um balcão privilegiado para o mundo rural dado ter uma experiência de dezoito anos de saber fazer na prestação de serviços à população.
Linhas de actuação
A visão estratégica para a Terra Quente Transmontana assenta numa identidade afirmada na valia cultural e em recursos endógenos que nos distinguem, e que, pela sua valorização traçam o nosso futuro próximo e o dos vindouros. Este é o tempo de sermos capazes de capitalizar um quadro de programação e cumprir objectivos estratégicos presentes em todas as propostas e estudos das entidades que assumem um papel decisivo na governação local, que traduzimos:
- retenção, atracção e regresso de PESSOAS ao território. Qualificação e inovação pela devida articulação das entidades e dos programas. É fundamental dedicar às pessoas acções de formação para o desenvolvimento e inovação;
- do PATRIMÓNIO NATURAL que se tem mantido de certa forma intocável, requerer ordenamento e impor a sua promoção de forma a constituir-se como mais valia e base de novas actividades e novos perfis profissionais;
- diversificar o sector AGRO-FLORESTAL, o sector do TURISMO e o sector dosSERVIÇOS para que o tecido produtivo da terra quente se consolide em torno de produtos e produtores capazes de gerar emprego, de aceder a novos circuitos de comercialização, oferecer produtos diversificados com qualidade na rede de comercialização de circuitos curtos;
- a situação geográfica, tantas vezes expressão de desígnio fatalista, tem no entanto, centralidade relativa à região de Trás-os-Montes e, proximidade relativa a Espanha e Europa Central, devido às novas auto-estradas e aos meios que actualmente dispomos para as percorrer, tem necessariamente que se resolver no palco da coesão territorial e nas estratégias supra-municipais para as acessibilidades e transportes.
Este GAL DESTEQUE/Terra Quente reconhece-se e participa da Estratégia Terra Quente, Trás-os-Montes e Douro e sintetiza a sua visão estratégica:
RENOVAR O TERRITÓRIO, DIVERSIFICAR E ACRESCENTAR RIQUEZA, INOVAR COM AS PESSOAS
-
Regiões menos desenvolvidas (PIB per capita < 75% média UE): Norte, Centro, Alentejo e R.A. Açores (taxa de cofinanciamento dos Fundos: 85%)
- Regiões em transição (PIB per capita entre 75% e 90%): Algarve (taxa de cofinanciamento dos Fundos: 80%)
- Regiões mais desenvolvidas (PIB per capita > 90%): Lisboa e Madeira (taxa de cofinanciamento dos Fundos: 50% (Lisboa) e 85% (RAM))
Portugal 2020 – Como se operacionaliza?
O Portugal 2020 será operacionalizado através de 16 Programas Operacionais a que acrescem os Programas de Cooperação Territorial nos quais Portugal participará a par com outros Estados membros:
4 Programas Operacionais Temáticos no Continente
COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DOS RECURSOS
5 Programas Operacionais Regionais no Continente
- NORTE
- CENTRO
- LISBOA
- ALENTEJO
- ALGARVE | Consulte os TEXTOS INTEGRAIS na página PROGRAMAS OPERACIONAIS
2 Programas Regionais nas Regiões Autónomas
- AÇORES
- MADEIRA | Consulte os TEXTOS INTEGRAIS na página PROGRAMAS OPERACIONAIS
Programas Operacionais de Cooperação Territorial Europeia
- ESPANHA-PORTUGAL
- MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS
- ESPAÇO ATLÂNTICO
- SUDOESTE EUROPEU
- MEDITERRÂNEO
- ESPON, URBACT, INTERACT e INTERREG C
3 Programas de Desenvolvimento Rural
- 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NO CONTINENTE - PDR 2020
- 2 nas Regiões Autónomas (AÇORES e MADEIRA) | Consulte os TEXTOS INTEGRAIS na página PROGRAMAS OPERACIONAIS
1 Programa para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP)
1 Programa Operacional de Assistência Técnica
Portugal 2020 – Que dotações financeiras por programa e por fundo?
Portugal vai receber 25 mil milhões de euros até 2020, para o conjunto dos fundos, os quais serão atribuídos no âmbito de cada um dos 16 Programas Operacionais, temáticos e regionais.