Artesanato
Antigamente, no tempo em que se fazia "tudo" à mão, as mães ou avós faziam rendas e bordados, colchas, toalhas de linho, trabalhos em lã, até tapetes. Os nossos avôs ou tios trabalhavam o ferro, a carpintaria, albardoaria, havia tanoeiros e latoeiros, sapateiros e alfaiates, que trabalhavam na garagem de sua casa e aí ganhavam o seu sustento.
Atualmente, por se tratar de um concelho eminentemente rural, ainda conseguimos encontrar alguns destes ofícios. Por aqui ainda há sapateiros, costureiras, mãos que fazem rendas e bordados, tanoeiros, entre outros. Outros há, no entanto, que é cada vez mais dificil de encontar. Por esse motivo, e reconhecendo a importância de manter estas artes e ofício vivos, Vila Flor integra a Rota Saber Fazer, uma rota que pretende valorizar este património e integrá-lo em diferentes programas turísticos, por forma a dar a conhecê-los mais e melhor, e também proporcionar a quem nos visita uma experiência inesquecível.
Alguns destes artefatos poderão ser vistos e adquiridos no posto de turismo, ou aí serem direcionados para os locais mais adequados.
Se quiser conhecer melhor a rota e os seus parceiros, consulte: http://saberfazer.pt