Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Origem superficial

Sabe-se que Vila Flor tem clima mediterrânico que, como tal, é caracterizado pela sazonalidade do escoamento superficial e à sua variabilidade interanual (períodos quer de seca quer de excedentes hídricos).

Conseguir o bom estado ecológico, admitindo como naturais e não como fatalidade as variações hidrológicas, obrigou a um profundo conhecimento das características qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos, sendo compreensível que as captações em águas de superfície, historicamente, se tenham concentrado em albufeiras criadas pela construção de barragens, associadas a sistemas de adução de água.

O relevo, a pluviosidade e a influência atlântica, permite caracterizar o território do Concelho de Vila Flor na região geográfica natural Zona Norte Transmontana, com elevados planaltos separados por vales profundos e precipitações inferiores às da Zona Norte Atlântica.

sandrinaNote-se que o termo “barragem” se refere à estrutura física construída para reter água ao passo que “albufeira” designa a massa de água retida pela barragem.


sandrina
Barragem Mourão| Valtorno


As barragens não fazem mais do que fazer uma transferência de água no tempo em oposição às adutoras que fazem transferência de água no espaço


Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze