Neste momento não existe conteúdo para apresentar.
Origem superficial
Sabe-se que Vila Flor tem clima mediterrânico que, como tal, é caracterizado pela sazonalidade do escoamento superficial e à sua variabilidade interanual (períodos quer de seca quer de excedentes hídricos).
Conseguir o bom estado ecológico, admitindo como naturais e não como fatalidade as variações hidrológicas, obrigou a um profundo conhecimento das características qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos, sendo compreensível que as captações em águas de superfície, historicamente, se tenham concentrado em albufeiras criadas pela construção de barragens, associadas a sistemas de adução de água.
O relevo, a pluviosidade e a influência atlântica, permite caracterizar o território do Concelho de Vila Flor na região geográfica natural Zona Norte Transmontana, com elevados planaltos separados por vales profundos e precipitações inferiores às da Zona Norte Atlântica.
Note-se que o termo “barragem” se refere à estrutura física construída para reter água ao passo que “albufeira” designa a massa de água retida pela barragem.
Barragem Mourão| Valtorno
As barragens não fazem mais do que fazer uma transferência de água no tempo em oposição às adutoras que fazem transferência de água no espaço.
-
Barragem Peneireiro
Barragem Peneireiro
COMPLEXO TURÍSTICO DO PENEIREIRO
Vila Flor -
Barragem Mourão|Valtorno
Barragem Mourão|Valtorno
MOURÃO
Freguesia Valtorno -
Barragem Fonte Longa
Barragem Fonte Longa
FONTE LONGA
Carrazeda de Ansiães -
Barragem de Sambade
Barragem de Sambade
SAMBADE
Alfândega da Fé