Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Técnicas de Procura de Emprego

  • Carta de Apresentação

 

Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão!

 

A carta de apresentação e o CV é o primeiro contacto entre o candidato e a entidade empregadora. Logo a elaboração destes dois documentos deve revestir-se dos maiores cuidados.
As cartas e CV são usadas em duas situações:
- Candidaturas espontâneas 
- Resposta a anúncios/ofertas de emprego


Candidaturas Espontâneas

A candidatura espontânea é uma técnica de procura de emprego que parte do próprio e que lhe permite um primeiro contacto com potenciais empregadores. Deve ser vista como uma estratégia para se dar a conhecer. É uma forma pró ativa de procurar uma oportunidade profissional.
Sempre que optar por esta abordagem ao mercado de trabalho faça um estudo das empresas ou organizações para as quais vai enviar documentos de forma a adaptar o seu CV e carta de apresentação o mais possível à entidade em causa.

Exemplo Carta Candidatura Espontânea

 Candidatura a ofertas/Anúncios de emprego

Na resposta aos anúncios/ofertas respeite sempre o formato de envio solicitado pela entidade empregadora (carta, e-mail, etc.). A candidatura deve ser sempre composta por CV e carta de apresentação mesmo que não esteja expresso no anúncio em causa.
Garanta que os seus documentos de marketing pessoal se encontram em perfeitas condições.
Só envia anexos (certificados, cópias de documentos pessoais ou outros) se forem solicitados pelo anúncio.

Exemplo Carta de Candidatura a Ofertas



  • Curriculum Vitae


O currículo é o resumo de todas as informações sobre uma pessoa, que são susceptíveis de interessar ao empregador, tais como os estudos, a experiência profissional, as informações pessoais e as referências.

Evidencie a sua experiência, os seus conhecimentos, as suas competências e as suas potencialidades. É a primeira imagem que o empregador tem de si e que poderá, ou não, despertar o interesse para uma entrevista.

UM CURRÍCULO BEM FEITO É A CHAVE PARA CONSEGUIR EMPREGO

O CURRÍCULO É A SUA PUBLICIDADE PESSOAL

Actualmente é mais usual o modelo de Currículo Europeu, designado por CV Europass.


CV Europass Instruções

Outra forma de divulgar o seu currículo é colocá-lo online, nas bolsas de emprego disponíveis na internet, como é o caso do serviço online do IEFP NetEmprego em www.netemprego.gov.pt

  • Entrevista


A entrevista faz parte, normalmente, da última fase do processo de seleção. É no decorrer desta que o candidato e o empregador trocam informações e que o empregador seleciona os candidatos que detêm as características mais adequadas às exigências da função e às características da organização.

Quem entrevista pretende recolher informação que lhe permita perceber se o candidato se adequa ao posto de trabalho. Quem é entrevistado poderá, neste momento, avaliar se o posto de trabalho corresponde às suas expectativas e necessidades.

Preparar Entrevista

10 Possíveis Perguntas numa Entrevista

 

  • Procura de Emprego


A finalização de estudos ou formação, as mudanças de percurso profissional e as situações de desemprego são motivos para procurar emprego.

Encontrar emprego não depende do acaso, implica o conhecimento e a aplicação de estratégias que podem multiplicar as oportunidades de obter emprego.


PROCURAR EMPREGO APRENDE-SE
Conheça os principais passos de uma PROCURA DE EMPREGO BEM SUCEDIDA

Procura de Emprego

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze