Simulacros
No dia 5 de Março de 2010, pelas 10H20, realizou-se um simulacro na escola EB2,3/S de Vila Flor, por forma a testar o plano de emergência da escola e a capacidade de resposta dos Agentes de Protecção Civil Municipais, mobilizando os meios necessários até à reposição da normalidade.
Simulou-se a ocorrência de um sismo, tendo como consequência a ocorrência de pequenas derrocadas nos edifícios da escola EB 2,3/S, sendo necessário evacuar imediatamente todos os edifícios, bem como evacuar uma turma que fica presa no interior de uma sala, no último andar de um dos blocos de aulas.
Estiveram envolvidas as seguintes entidades: Bombeiros Voluntários de Vila Flor, Centro Saúde de Vila Flor, Escola EB 2,3/S de Vila Flor, Guarda Nacional Republicana e Serviço Municipal de Protecção Civil.
Realizou-se dia 05 de Março de 2009, pelas 09H30, um exercício de Protecção Civil, que decorreu na Escola EB2,3/S de Vila Flor. Foram simulados diversos incidentes, entre os quais uma explosão seguida de incêndio, evacuação de feridos, ameaça de bomba e desaparecimento de um aluno. Estiveram envolvidas diversas entidades, entre as quais o Município de Vila Flor, Bombeiro Voluntários de Vila Flor, Comando Distrital de Operações de Socorro, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Florestal Nacional, Instituto da Segurança Social, Direcção Regional de Educação do Norte e Sub-Região de Saúde.