Circuito Hidráulico do Tratamento de Água
Componentes do Circuito Hidráulico do Tratamento de Água
Caleiras | Tanque de compensação | Bombas de circulação | Filtros | Rede de Tubagem |
Postos Doseadores para Tratamento Químico |Instrumentos de Medida Controlo e Proteção
Os Instrumentos de Medida e Controlo são, principalmente:
- Manómetros montados à entrada e à saída de cada filtro que permitem uma leitura constante do estado do leito filtrante;
- Termómetro instalado no coletor de retorno à piscina, distante da entrada de água vindo do permutador;
- Sistema de Controlo de Nível do Tanque de Compensação constituído por uma válvula electromagnética, comandada por interrutores de bóia, que abrem e fecham a entrada da água de compensação do tanque. Dispõem ainda de um controlo de nível mínimo do Tanque de Compensação para proteção das bombas de circulação contra falhas de água;
Tanque de Compensação_Constituição e disposição dos órgãos hidráulicos
- Controlo do Volume da Água de Reposição como meio de regeneração complementar da água da piscina, que assegura uma reposição diária de água fresca entre os valores absolutos 2% a 5% do volume total de água da piscina.
Ainda,
o volume de água da lagavem dos filtros representa cerca de 3/4 do volume de água que deve ser renovada com o princípio definido no parágrafo anterior.
Este aspeto é suficiente para justificar
A LAVAGEM DIÁRIA DOS FILTROS, mesmo que o seu estado não o exija.
As Condutas de Circulação, Válvulas e Acessórios são constituídas por PVC que resistem à corrosão, pressão e temperatura, assim como, um coeficiente de atrito menor, permitindo deste modo, menores diâmetros para os mesmos caudais. Embora as pressões de serviço nos circuitos da piscina raramente sejam superiores a 1.5 Kg/cm2, os tubos e acessórios são de classe 10 Kg/cm2 por terem uma maior resistência mecânica em relação às classes mais baixas. No caso de tubagens enterradas em sítios inacessíveis, como o esgoto da piscina, por baixo da laje de fundo, e no caso de descargas livres os tubos são, respetivamente, de classe 16 Kg/cm2 e 6 Kg/cm2. As tubagens são apoiadas com sistemas de fixação apropriados, que permitem a sua livre dilatação, em que a distância máxima entre os apoios não é superior a 2 metros.