Conclusão do projeto de investimento de estabilização de emergência pós-incêndio
O Município de Vila Flor concluíu, com a colaboração das Freguesias e Zonas de Caça envolvidas, a execução do projeto de investimento de estabilização de emergência pós-incêndio nas áreas afetadas pelo incêndio florestal ocorrido no mês de julho de 2017 no concelho de Vila Flor (Freguesias: Vale Frechoso e Roios e União de Freguesias: Assares/ Lodões e Vilas Boas/ Vilarinho das Azenhas)
Este projecto foi adjudicado pelo valor de 58.172,00€ + iva, sendo financiado em 85% pelo PDR2020.
Neste projeto, foram realizadas as seguintes intervenções:
- Prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água, através de intervenções de regularização do regime hidrológico das linhas de água e obras de correção torrencial de pequena dimensão.
- Diminuição da perda de biodiversidade, através da instalação de sementeiras/ plantação de espécies vegetais e instalação de comedouros e bebedouros para a fauna.
Caracterização das operações:
- Regularização do regime hidrológico das linhas de água:
Consiste na limpeza de matos e corte de material queimado (10 metros para cada lado da linha de água).
- Instalação de sementeiras:
De forma a garantir estabilidade das zonas inclinadas, criando ainda fonte de alimento e abrigo a fauna selvagem, foi feita a sementeira de gramíneas e leguminosas.
- Instalação de comedouros e bebedouros para a fauna selvagem:
Com vista a ajudar a fauna selvagem, afetada pelo incêndio, foram instalados comedouros e bebedouros em vários pontos nas várias freguesias.