Vila Flor com Semáforos LED

12 Abril 2016
A evolução na regulação e liberalização dos mercados da electricidade tem levado a uma maior eficiência no lado da oferta de energia. No entanto, no que respeita ao lado da procura, continuam a existir inúmeras barreiras ao aumento da eficiência no consumo de energia, nomeadamente quanto à participação das empresas de energia em actividades de eficiência energética.
No âmbito das suas atribuições, a ERSE promove o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC), que tem como objectivo prioritário, a promoção de medidas que visem melhorar a eficiência no consumo de energia eléctrica, através de acções empreendidas pelos comercializadores de energia eléctrica, operadores das redes de transporte e de distribuição de energia, associações e entidades de promoção e defesa dos interesses dos consumidores de energia eléctrica, associações empresariais, associações municipais, agências de energia e instituições de ensino superior e centros de investigação, sendo destinadas aos consumidores dos diferentes segmentos de mercado.
Neste sentido, a EDP Comercial, viu aprovada, enquanto promotor, a medida “Semáforos Led”, que visa a substituição dos sistemas de iluminação convencional nos semáforos, por tecnologia LED, à qual Vila Flor, com a intervenção da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, candidatou todos os seus semáforos de tecnologia convencional para beneficiarem desta medida. Num investimento total de 6.390,75 €, para um total de 117 óticas semafóricas, o município investiu 2.946,83 €, sendo os restantes 54% financiados pelo PPEC.
Esta intervenção nos sistemas semafóricos do concelho de Vila Flor vai permitir uma redução de consumo de energia eléctrica na ordem dos 90%, para além da redução em manutenção e substituição de lâmpadas.