EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho
A promoção das principais atividades económicas do concelho é o grande objetivo deste certame que nas edições anteriores gerou mais de um milhão de receitas diretas para a economia local.
O retorno económico sente-se não apenas nos expositores que participam no certame, vendem os seus produtos e estabelecem contactos geradores de negócios, mas em diferentes atividades económicas da vila, nomeadamente na restauração, no alojamento, nos pequeno comércio e esse movimento começa logo no período de montagem.
Na edição deste ano há mais de 200 expositores inscritos, quase o dobro do ano transato, sendo uma centena do concelho.
Números que para o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, são surpreendentes, “atendendo ao faco de Vila Flor ter apenas seis mil habitantes”. E são as empresas do concelho que têm prioridade nesta “montra promocional”, seguindo-se os expositores da região. “Uma montra também de orgulho Vilaflorense, porque alguns dos nossos produtos, como o azeite e o fumeiro, conquistaram recentemente medalhas de ouro e prata em concursos nacionais”, acrescenta.
No pavilhão principal da EXPOVILA 3.0, ficam os produtos âncora, aqueles que pela sua qualidade se diferenciam e têm maior peso na economia local, são eles o vinho, o azeite, a amêndoa, o queijo, o fumeiro, o mel, e outros produtos da terra, aos quais se juntam as atividades turísticas. No exterior fica o artesanato, stands de multiactividades, Freguesias, Associações e Instituições.
A tenda da restauração, com uma área de 130 m2, tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas.
Também pensando nos mais novos, a EXPOVILA conta com uma Tenda kids, Carrinhos de Choque e muitas outras animações.
Há ainda áreas ao ar livre; uma zona dedicada à mostra de maquinaria agrícola e industrial, onde os expositores dispõem de área distribuída por lotes de dimensões variadas e um setor destinado a street food, com expositores em pavilhões próprios, roulottes, postos de venda de farturas, gelados, cachorros e afins.
Os bares funcionam no recinto dos espetáculos, por onde vão passar, na noite de 11 de julho, Rita Guerra, na noite de 12 de julho, Diogo Piçarra, no sábado, 13 de julho, atua Toni Carreira, e no encerramento a 14 de julho, o espetáculo está a cargo de Sara Correia.
Como habitualmente, depois das grandes atuações dos artistas cabeça de cartaz, pela noite, a festa é da juventude, com DJ’s que garantem animação até às 4h00 da madrugada, com exceção da noite de encerramento, que termina à 1h00 da madrugada.
O layout do certame mantém-se próximo do que foi nos anos anteriores, “conseguiu-se aumentar o número de expositores reduzindo à área circulante que era excessiva”, explica o edil.
A organização, a cargo da Câmara Municipal, realiza um investimento de 348 mil euros, valor que inclui o custo com as estruturas, artistas, animações, promoção e tudo que envolve o evento.
A promoção foi uma das apostas deste ano, de forma a projetar o nome de Vila Flor cada vez mais longe, e é esta promoção que também gera um impacto económico importante no concelho. “Estamos a falar da imagem que projetamos para o exterior, na afirmação e valorização da nossa marca que é Vila Flor, Terra de Alma e de Cor, e que se vai dando a conhecer e atraindo pessoas, não só para a EXPOVILA mas ao longo do ano”, argumenta.
Recordamos que muitos dos jovens que frequentam o ensino superior, que são apoiados pela Câmara Municipal, aproveitam a EXPOVILA para trabalhar para o município e cumprir com as 40 horas de serviços que assumiram quando receberam a bolsa de estudos.
O staff do evento é, assim, constituído pelos colaboradores municipais e por estes jovens do concelho.
A EXPOVILA é, essencialmente, um certame de promoção das atividades económicas do concelho, mas assume-se também como um “palco” para as atividades culturais, bem como o chamariz para trazer gente à vila e ao concelho, que podem usufruir da gastronomia, do património, da natureza, e da hospitalidade natural dos Vilaflorenses.
Os quatro dias de Feira são também quatro dias de festa, com um forte envolvimento da comunidade local.
Nesta Feira, quem expõe paga e quem visita também paga. “Entendemos que esta a é a forma de valorizar o certame, ninguém vem só por vir, vem porque tem interesse”, defende Pedro Lima. Em 2023 o certame gerou cerca de 80 mil euros de receitas, a EXPOVILA teve mais de 20 mil visitantes, sendo que este ano o objetivo é ultrapassar os 100 mil euros de receitas. A bilheteira tem diferentes opções de compra, há pack’s para os 4 dias, bem como pack’s família que podem ser adquiridos a preços mais acessíveis, a partir de 15 euros para os quatro dias. Os bilhetes individuais podem custar entre 5 e 6 euros para os mais jovens e mais 65 anos e entre 6 e 8 euros, para o restante público.