Ministro da Educação inaugura obras de requalificação da E/B 2,3 e Secundária de Vila Flor
Ministro da Educação inaugura obras de requalificação da E/B 2,3 e Secundária de Vila Flor
Foram investidos cerca de 800 mil euros na criação de melhores condições de conforto e segurança para a comunidade escolar.
“A escola é um espaço vivo, com desgaste contínuo, há sempre algo a melhorar, nas infraestruturas, na tecnologia no imobiliário, é um investimento contínuo que a autarquia olha como prioritário”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, na cerimónia de inauguração da 2º fase das obras de requalificação da E/B 2, 3 e Secundária de Vila Flor.
“Os trabalhos desenvolvidos de acordo com as pretensões do município de Vila Flor, e da Direção do Agrupamento de Escolas, passaram pela intervenção nos três edifícios, 2 blocos de aulas e edifício administrativo”, acrescenta.
O valor do investimento foi de cerca de 800 mil euros:
- Requalificação de pavimentos das salas de aula e gabinetes, áreas de circulação, arrumos e instalações sanitárias;
- Pintura de paredes e tetos de todos os espaços interiores;
- Substituição da escada em caracol existente na sala polivalente para acesso ao piso 1, por uma escada de dois lanços e patamar;
- Substituição das guardas metálicas nos varandins do Bloco A e do Bloco B;
- Requalificação das instalações sanitárias localizadas na zona administrativa;
- Criação de uma Instalação sanitária para pessoas de mobilidade condicionada;
- Remodelação da iluminação e rede de tomadas na zona administrativa;
- Instalação de sistema de deteção de incêndio em todos os edifícios;
- Substituição em todos os edifícios, dos carreteis existentes, pertencentes à rede de incêndio armada.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que esteve presente nesta cerimónia, referiu a “enorme importância” de criar as condições de conforto necessárias para uma boa aprendizagem. “Não é a mesma coisa estar numa sala de aulas confortavelmente ou sentir muito frio ou muito calor”, disse.
O presidente do município, bem como o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Flor, alertaram o governante para as acessibilidades, físicas e digitais, sublinhando que ainda há muito a fazer para que municípios como Vila Flor tenham uma boa conectividade. O governante reconheceu que “ainda há muitas fragilidades nessa área”, mas garantiu que é uma preocupação do Governo, progressivamente ir trabalhando para melhorar. “E para além das infraestruturas é também importante pensar na comunidade escolar, nos professores nos psicólogos, no pessoal auxiliar”, acrescentou.
Como referiu Pedro Lima, o investimento nas escolas é uma necessidade constante, a autarquia e o Agrupamento de Escolas apontam como próxima necessidade a execução dos seguintes trabalhos:
- Substituição da rede de abastecimento de água;
- Remodelação das redes de drenagem de águas residuais e pluviais;
- Pavimentação de toda a área de circulação exterior;
- Pavimentação do campo de jogos;
- Remodelação da rede de iluminação pública;
- Prolongamento da cobertura metálica na zona das escadas de acesso ao campo de jogos.
- Instalação de um elevador no Bloco A, com vista a garantir melhores acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada.