Diagnóstico precoce do cancro oral
Considerado o 6.º cancro mais comum em todo o mundo, o cancro oral é definido pela Classificação Internacional de Doenças pelo conjunto de tumores malignos que afetam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta.
Nesse sentido, e por ser também uma preocupação constante da Câmara Municipal de Vila Flor, a qualidade de vida da população do concelho, juntamente com outras entidades, nomeadamente a Liga Portuguesa Contra o Cancro/Núcleo Regional Norte, a Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, vão realizar-se, dia 9 de agosto, nas instalações do Centro de Saúde de Vila Flor, consultas de diagnóstico precoce do Cancro Oral a título gratuito.
Na consulta de rastreio de cancro oral o médico dentista procede a um exame visual de todas as estruturas orais (lábios, língua, gengivas, palato, bochechas, pavimento da boca, etc.) bem como das estruturas anexas à cavidade oral (ex.: glândulas salivares, pescoço). A palpação das estruturas orais e periorais é também efetuada para detetar eventuais aumentos de volume e áreas endurecidas.
As consultas estão limitadas a 150 pessoas, e decorrem entre as 10:00 e as 13:00 horas no período da manhã, e entre as 15:00 e as 18:30 horas no período da tarde.