III Ciclo de Oficinas da Rede de Património Cultural Transmontano
No âmbito do projeto intermunicipal da Rede de Património Cultural Transmontano, teve lugar, no dia 26/06/2019, entre as 10h e as 17h, no Centro Interpretativo do Cabeço da Mina (CICM) em Assares, Concelho de Vila Flor, a Oficina de Conhecimento em Património Cultural, com a presença do Dr. Agostinho Ribeiro (DRCN - Direção Regional de Cultura do Norte) para abordar o tema: “Programa Museológico: um documento estratégico que deve estar na base de qualquer projeto de Museu”.
A abertura da sessão contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Engº Fernando Barros e do Presidente da Junta de Freguesia de Assares, Fernando Passeira.
Estando os técnicos e participantes presentes no Vale da Vilariça, fez-se uma visita, após pausa do almoço, à Igreja de Santa Comba de Vilariça. Dedicada a S. Pedro, foi construída em 1719, possui altares colaterais em talha dourada do Séc. XVII assim com imagens do Séc. XVII – XVIII.
Regressados ao CICM ao início da tarde, coube ao Dr. Nelson Rebanda (DRCN - Direção Regional de Cultura do Norte), amigo deste espaço e impulsionador do projeto, dissertar e partilhar o seu conhecimento e experiência sobre o “Centro interpretativo das estelas Pré-Históricas do Cabeço da Mina e Vale da Vilariça (Assares, Vila Flor) - das propostas de exposição permanente ao resultado final”. A encerrar a sessão, a visita guiada ao espaço foi do agrado dos cerca de 20 participantes nesta oficina de conhecimento em património.