Vila Flor está entre os 100 municípios com maior eficiência financeira em 2019 e é o 3º no distrito de Bragança

04 Dezembro 2020

No passado dia 24 de novembro, a Ordem dos Contabilistas Certificados, em conjunto com Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), apresentou o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2019, no qual é exposta uma análise financeira dos 308 municípios que compõem a divisão administrativa do país.

O Município de Vila Flor ficou classificado em 3º lugar no Ranking Global dos municípios do Distrito de Bragança com melhor eficiência financeira, ficando apenas atrás dos municípios de Mogadouro e Bragança. A nível nacional atingiu o brilhante 43.º posto dos municípios de pequena dimensão.

Para este lugar no pódio do distrito Transmontano, contribuíram a excelente performance nos índices de menor Dívida Total (35º lugar a nível nacional) e Passivo Exigível (41º lugar a nível nacional).

Todavia, Vila Flor apresenta uma maior dependência em relação às receitas oriundas da Administração Central, pois sacrifica as suas receitas próprias em prol dos seus munícipes, quer na aplicação de baixas tarifas na maioria dos seus serviços e taxas mínimas de IMI, quer na abdicação da totalidade da participação do IRS (5%) dos sujeitos passivos do concelho.

Este reconhecimento comprova o trabalho árduo, dedicado, criterioso e responsável do Executivo Municipal no sentido de desenvolver e criar as melhores condições de vida e prosperidade dos seus munícipes, fazendo avultados investimentos, mas sempre numa perspetiva de compromisso e de sustentabilidade económico-financeira que não hipoteque o futuro do nosso exemplar concelho.

Fonte: Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses