​Estabilização de Emergência Pós-Incêndios

03 Maio 2019

O Município de Vila Flor está a executar o projeto de investimento de estabilização de emergência pós-incêndio nas áreas afetadas pelo incêndio florestal ocorrido no mês de julho de 2017 no concelho de Vila Flor, nas freguesias de Vale Frechoso, Roios, União de Freguesias de Assares e Lodões e na União de Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas. Este projecto foi adjudicado pelo valor de 58.172,00€, sendo financiado em 85% pelo PDR2020.

Neste projeto, serão realizadas as seguintes intervenções:

- Prevenção da contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água, através de intervenções de regularização do regime hidrológico das linhas de água e obras de correção torrencial de pequena dimensão.

- Diminuição da perda de biodiversidade, através da instalação por sementeira/ plantação de espécies vegetais e instalação de comedouros.

Caracterização das operações:

- Regularização do regime hidrológico das linhas de água:

Consiste na limpeza de matos e corte de material queimado (10 metros para cada lado da linha de água). O material mais grosso e com valor económico será colocado a 10 metros da linha de água, torado e acondicionado. Este material é dos proprietários, podendo os mesmos retira-los e dar-lhe o destino pretendido.

- Instalação de sementeiras:

De forma a garantir estabilidade das zonas inclinadas, criando ainda fonte de alimento e abrigo a fauna selvagem, será feita a sementeira de gramíneas e leguminosas.

- Instalação de comedouros para a fauna selvagem:

Com vista a ajudar a fauna selvagem, dizimada pelo incêndio, serão instalados comedouros em vários pontos.