ASAE reabre Matadouro Industrial do Cachão com nota excelente no trabalho realizado nesta infraestrutura
O Matadouro Industrial do Cachão (MIC) reabre na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, depois de ter sido submetido a grandes obras de requalificação.
Como é do conhecimento de todos, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), determinou a suspensão da atividade do MIC, no dia 20 de dezembro de 2018, apontando causas estruturais relacionadas com a antiguidade da infraestrutura.
Hoje, foi realizada a reinspecção para verificação dos trabalhos. Segundo a ASAE, a requalificação realizada deixou a infraestrutura com excelentes condições, quer higieno-sanitárias, quer de trabalho, para poder operar no futuro em prol dos produtores pecuários da região.
Os produtores contabilizaram centenas de euros em prejuízos no período de encerramento, tendo o MIC atenuado estes prejuízos ao disponibilizar aos produtores os seus meios de transporte para a entrega das carcaças nos vários talhos da região.
No que toca às obras realizadas, foram colocadas tubagens novas, pintadas as paredes, os tetos, os pavimentos e as linhas de abate. Foi substituído todo o sistema de ventilação, colocaram-se eletrocutores novos e algumas portas novas de entrada na infraestrutura.
Durante o período em que o MIC esteve encerrado, deixou de abater cerca de 2500 animais. Anualmente, o MIC abate cerca de 20 mil animais e emprega 26 pessoas.
Ultrapassada esta situação, o Matadouro Industrial do Cachão reúne, agora, melhores condições para funcionar em pleno e prestar um melhor serviço os produtores pecuários de toda a região.