Vespa Velutina no concelho de Vila Flor

05 Dezembro 2018

Foi destruído o primeiro ninho de Vespa Velutina no concelho de Vila Flor.

A destruição do ninho foi feita pela Proteção Civil do concelho: Câmara Municipal, GNR e Bombeiros Voluntários, com recurso a equipamento de proteção e de acordo com as orientações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal. Os ninhos têm surgido, essencialmente, nas árvores em zonas rurais, nos telhados, interiores de habitações e em muros.

A presença da Vespa Velutina tem efeitos negativos na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas europeias e na saúde pública, uma vez que, ao se sentirem ameaçadas, reagem de modo muito agressivo.

A deteção ou suspeita de ninhos de vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal para se proceder à destruição do ninho, com a brevidade possível, minimizando assim eventuais prejuizos para os apicultores do nosso concelho.

Plano de Ação para a vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal