Campanha de Vacinação Oficial Antirrábica 2018

06 Julho 2018

De 16 a 30 de julho, decorre em todas as localidades do Concelho de Vila Flor, a campanha anual de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses). Para além da vacinação, será também realizada a identificação eletrónica dos cães, através da colocação de microchip, que permite registar dados do mesmo e do seu proprietário.

Esta ação é da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e será realizada pela Médica Veterinária Municipal Luisa Loução.

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses.

A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008, independentemente da sua categoria, e consiste na colocação de um microchip com um número de identificação, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário. Este sistema é muito útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação.

Despacho n.º 5081/2018