Sede da Banda Filarmonica da A.C.R.V.F.
Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor
Centro Cultural de Vila Flor
Av: Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor
Contactos: 932 747 570 (Maestro Carlos Sampaio) | carlossampaio.vr@hotmail.com
A Banda Filarmónica de Vila Flor é composta, essencialmente, por jovens músicos naturais do Concelho de Vila Flor. Tem como principais objetivos a captação e formação de músicos, dinamizar e promover as competências de carácter musical, lúdico e pessoal, promovendo um crescimento global do músico e do Homem.
Sob a direção técnica do Maestro Carlos Sampaio, faz atuações regulares em festas e romarias, encontros de filarmónicas, concertos musicais, comemorações especiais e festas tauromáquicas.
Consta que em 1862 já existia a Philarmónica de Vila Flor, portanto no reinado do Rei D. Luís I, O Popular (1861 -1889). Na mudança do sec. XIX para o XX, terá sido seu regente Custódio de Jesus Marim, um mestre consagrado da Escola Militar, mais tarde substituído pelo amador Bernardino Smith Pires.
Constata-se que em 1910 ainda existiria e que em 1913 tentava-se uma reorganização. Manuel Barbosa da Silva, terá sido regente entre 1932 e 1938, com uma gratificação mensal de 300 escudos.
Na década de 1940 e com a intervenção de Salazar, foi obrigada a integrar a Legião Portuguesa para poderem receber novos fardamentos e apoios financeiros, substituindo apenas os Corpos Gerentes por pessoas da confiança da União Nacional.
Contudo, na década de 1950, veio mesmo a extinguir-se, só reaparecendo em 1981, através da fundação da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor, com a aquisição de um novo instrumental, num valor total de 2.000 contos.
Atualmente, a Banda Filarmónica de Vila Flor é constituída por 44 elementos, alguns jovens, outros menos jovens, mas todos com o mesmo espirito, o de "fazer" música que seja do agrado de todos. Percorre anualmente dezenas de localidades, tanto para concertos, como para Arruadas ou Procissões, participando também em vários festivais de Bandas Filarmónicas dos Distritos de Vila Real e Bragança, Casa da Musica no Porto e comemorações da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, entre outros eventos.
Os contactos supra mencionados, são os indicados para solicitar propostas e orçamentos para os serviços que eventualmente a Banda Filarmónica de Vila Flor possa vir a prestar.