Canil Intermunicipal da Terra Quente Transmontana

02 Março 2016
O CRO- Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Terra Quente Transmontana com Unidade de Incineração, vulgarmente designado por Canil Intermunicipal, em actividade desde 2005, tem por objectivo resolver uma preocupação comum aos cinco municípios que constituem a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor), no que se refere à salvaguarda das condições de vida dos animais de estimação e defesa da Saúde Pública e do Meio Ambiente, adoptando assim medidas de vigilância epidemiológica e de profilaxia médico-sanitária.

Licenciado pela Direcção Geral de Veterinária, desde 15-11-2004, foi-lhe atribuída a licença de funcionamento com o número nacional de identificação e registo: PT 02 001 CGM, encontrando-se as actividades de recolha e alojamento de animais de companhia bem como de tratamento de cadáveres de animais de companhia, de aves e de coelhos, devidamente autorizadas.

Instalado junto ao Aterro Sanitário, em Urjais, o Canil Intermunicipal vem, não só responder a uma necessidade identificada pelos municípios, resultante da deambulação constante de cães vadios em espaços públicos, como ainda promover a posse responsável e a adopção de cães abandonados.

Colabore Connosco:
  • - Não abandone o seu animal;
  • - Mantenha actualizada a vacinação dos seus cães e gatos;
  • - Informe-se quanto à obrigação de implantar chip de identificação nos animais de estimação;
  • - Denuncie as situações de maus tratos a animais;
  • - Se for atacado por um animal na via pública, participe à PSP ou à GNR;
  • - Solicite a intervenção dos serviços de captura do seu município sempre que tiver conhecimento da existência de cadáveres na via pública suspeitar que um animal é portador de doença infecto-contagiosa.

Ajude-nos a criar uma sensibilidade colectiva para os animais de companhia na área da Terra Quente Transmontana.

Adopte um animal!