Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Higienização de Reservatórios

Os reservatórios são infraestruturas de armazenamento de água que desempenham uma função vital no abastecimento de água de consumo humano, pelo que deve ser mantida a usa integridade sanitária.

imagem
Lodões

Com o objetivo de contribuir para a garantia da qualidade da água distribuída, os reservatórios são sujeitos a ações regulares de higienização, com uma periocidade adequada à qualidade de água.

  • imagem
    Reservatório de decantação, Vilarinho das Azenhas
  • imagem
    Sampaio
  • imagem
    Candoso
  • imagem
    Nabo

Esta operação é planeada, de modo a minimizar os desperdícios de água e as falhas no abastecimento, conforme procedimento a seguir:

O estabelecimento de práticas correctas de operação e manutenção dos sistemas de distribuição, pelas acções regulares de higienização dos reservatórios, não estaria completo sem a descarga da água pelos hidrantes, que constitui uma importante ferramenta para garantir uma água segura nas suas características físicas, químicas e microbiológicas.

imagem

Alagoa

Outra condição necessária é a manutenção do teor adequado de desinfectante residual livre ao longo da rede de distribuição, por forma a garantir a protecção sanitária da água até à torneira do consumidor.

O valor médio de desinfectante residual livre é estabelecido em função do tempo de permanência da água no reservatório e da extensão da rede de distribuição, sendo a gama de valores normalmente utilizada, estar compreendida entre 0.6 e 0.8 mg/L.

No que concerne ao apuramento do controlo de doseamento de Hipoclorito de Sódio (NaCl), apresenta-se uma boa aproximação ao seu cálculo de acordo com o seguinte procedimento:

                                                                                                     (ver em PDF)

Para além das acções atrás mencionadas, o Município de Vila Flor ainda procede:

_ à realização de análises regulares, com especial atenção aos parâmetros de turvação, condutividade, ferro, oxidabilidade, bactérias coliformes, Escherichia coli e n.º de colónias a 22ºC;

_ ao registo das ações desenvolvidas.

Registo_Manutenção Implementado desde junho de 2022

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze