Sistema de Gestão da Qualidade
A implementação de um sistema de gestão da qualidade na autarquia de Vila Flor, surgiu no início de 2010 num projeto conjunto com os 5 município da AMTQT – Associação de Municípios de Terra Quente Transmontana e a própria associação de município, com o objetivo de dotar os serviços de instrumentos de aperfeiçoamento contínuo cuja finalidade é a de melhor servir os clientes da autarquia: munícipes, fornecedores, agentes económicos e demais organismos públicos e privados.
Decorrido este tempo e após um longo caminho no qual não tivemos o objetivo de o percorrer depressa mas em conjunto com todos para conseguirmos chegar mais longe, a autarquia certificou o serviço de “Licenças Administrativas” excluindo as licenças de operações urbanísticas.
A finalidade será a certificação de todos os serviços da Câmara Municipal, com o objetivo de melhorar a cada dia os processos e a relação com os particulares de uma forma consolidada.
O objetivo não é chegar depressa mas o mais longe possível, e que cada passo por nós dado seja firme e eficaz. Tal, só é conseguido com uma monitorização constante daquilo que já fizemos e uma determinação segura do que nos propomos fazer.
Um SGQ não é um fim em si mesmo, é um percurso contante de melhoria, aperfeiçoamento e aprendizagem, com o objetivo de servir eficaz e eficientemente todos aqueles com quem nos relacionamos.
POLÍTICA DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VILA FLOR
A política da Qualidade integra a missão, valores, visão da Câmara Municipal Vila Flor e é consubstanciada no seguinte:
A CMVF – Câmara Municipal de Vila Flor tem como missão prestar serviços de elevada qualidade no âmbito das competências da Administração Autárquica, com vista à satisfação total dos munícipes, promovendo a realização profissional de todos os seus trabalhadores, valorizando permanentemente a importância do seu trabalho no sucesso dos objetivos da autarquia.
Enquanto um órgão da administração pública local e para a prossecução dessa missão, o Sistema Gestão Qualidade visa a promoção da melhoria contínua, tendo como objetivo a satisfação das necessidades dos seus clientes/munícipes e demais partes interessadas, a dinamização da economia local e a proteção dos direitos e interesses dos cidadão.
Assim a política da qualidade preconiza a modernização e a melhoria dos serviços prestados, sendo para tal estabelecidos os seguintes princípio:
• Cumprimento dos requisitos aplicáveis à missão da CMVF;
• Planear e racionalizar os diferentes recursos que dispõe;
• Promover a simplificação e desmaterialização dos procedimentos, com o objetivo de maximizar a eficiência dos serviços prestados e garantir a segurança da informação;
• Valorizar profissionalmente os seus diferentes colaboradores/trabalhadores;
• Cumprimento dos requisitos da norma NP EN ISO 900;
• Promover a melhoria contínua da eficácia do seu Sistema Gestão Qualidade.
GESTOR DE TOPO SGQ GESTOR DA QUALIDADE EQUIPA QUALIDADE DONOS DE PROCESSO