Programa de Prevenção sobre Bullying” com balanço positivo

20 Fevereiro 2014

No âmbito da Unidade Móvel de Saúde, parceria estabelecida entre a Autarquia, a Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Saúde de Vila Flor, o Gabinete de Psicologia do Município promoveu entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro o “Programa de Prevenção sobre Bullying”. Uma ação que se dividiu em três sessões com cada turma do primeiro ciclo do concelho.

Uma iniciativa que segundo Carla Santos, psicóloga do município de Vila Flor, e responsável pelas sessões, “teve uma boa adesão e participação por parte das crianças do concelho”, uma vez “que se envolveram ativamente nas atividades propostas, colocaram várias questões, refletiram acerca dos comportamentos abusivos e agressivos entre colegas e houve mesmo quem partilhasse experiências passadas de bullying”.

Com o objetivo de ajudar a criança a lidar com este problema, esta ação foi uma iniciativa de cariz totalmente pedagógico que pretendeu debater e refletir acerca dos possíveis comportamentos que uma vítima de bullying pode ter, ou o que deve ser feito no caso de a criança assistir a uma situação de bullying.
Durante as sessões os mais pequenos conseguiram identificar comportamentos para ter a sala de aula livre de bullying e, foram apresentadas e trabalhadas diversas formas de gestão de sentimentos (raiva) e exercícios de relaxamento.

No concelho de Vila Flor não há casos de bullying sinalizados, mas Fernando Barros, Presidente da Câmara Municipal realçou a “importância deste e de outros programas de prevenção que ainda possam vir a ser desenvolvidos com as crianças”.