Dia da Defesa Nacional
A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade.
O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.
Durante o Dia da Defesa Nacional são desenvolvidos um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.
Acções de formação para informá-lo sobre:
- A Defesa Nacional
- As missões essenciais das Forças Armadas, a sua organização e os recursos que lhes estão afectos
- As formas de prestação de Serviço Militar e as diferentes possibilidades de escolha para quem queira prestar serviço efectivo
A consulta dos editais de convocação é obrigatória!
Os cidadãos são notificados da data e o local de comparência ao Dia da Defesa Nacional através do edital de convocação publicado no concelho e freguesia de residência ou, em caso de residência no estrangeiro, nos respetivos postos consulares.
Em alternativa poderá consultar aqui o seu nome nos editais de convocação. Posteriormente, deverá preencher o campo "número de identificação" ou o campo "nome" com os seus dados. O preenchimento da pesquisa deve ser feito sem acentuação. Poderá igualmente pesquisar por freguesia de residência pesquisando aqui
Caso não encontre o seu nome em edital deverá contactar os Centros de Recrutamento ou Gabinetes de Atendimento ao Público dos Ramos das Forças Armadas pertos da sua área de residência ou os contactos disponíveis em http://ddn.dgprm.pt
O cidadão que falte com o seu dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional fica com a sua Situação Militar Irregular, estando a sujeito à aplicação de uma coima que poderá variar entre os 249,40€ e os 1247€.