Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Santuários e Miradouros

Dsc09644 1 736 2500
Viver | Concelho | Património

Miradouro Nª Sra da Lapa, em Vila Flor - A 1km a Norte de Vila Flor, no monte da Sra da Lapa, localiza-se um dos mais belos Miradouros do Concelho, carinhosamente apelidado de "Capelinhas". Para além da vista impressionante sobre Vila Flor, avistam-se várias aldeias, uma grande parte do Vale da Vilariça e outras terras distantes. À capela existente no Miradouro e Santuário, está associada uma bonita lenda, do período liberal.
imagemimagemimagem

Santuário de Nª Sra da Assunção, em Vilas Boas - É o maior e um dos mais importantes santuários Marianos de Trás-os-Montes. Erguido no século XIX no alto de um monte que domina toda a paisagem envolvente, representa um dos pontos mais altos do Concelho, com cerca de 760 metros de altitude. O Santuário de Nª Srª da Assunção, é também Miradouro de primeira qualidade. Junto ao varandim do adro obtém-se uma rara e vasta paisagem, cobrindo a vizinha Sanábria, Montesinho, Bornes, Mirandela e as vilas e aldeias vizinhas num raio de 100km. A sua história é milenar visto ter existido um castro neste magnífico monte, que justamente foi escolhido pela sua capacidade de Posto de Vigia. Possui uma igreja de nave única e capela-mor rectangulares, várias capelinhas espalhadas pelo recinto e um monumental escadório, tudo envolto em imensos tufos de floresta.

“Parece suspenso das nuvens! Tão alto e esgulo é o píncaro onde está o famoso templo, dominando um extensíssimo horizonte para todos os quadrantes desde a Serra da Estrela até às do Marão e da Sanábria e uma Infinidade de Povoações.” In, Portugal Antigo e Moderno – Pinho Leal, 1884
imagemimagemimagemimagem
imagem

Santuário de Nª Sra do Rosário, em Freixiel
A sudoeste da povoação, no alto do monte do mesmo nome, situa-se o Santuário de Nª. Sra. do Rosário. Capela simples, construída em 1565, então denominada Senhora do Rosário do Calvário deu origem a um santuário construído desde a década de sessenta. É construído por um grande recinto, escadório, capelinhas, casa dos milagres, casa-restaurante, coreto, uma interessante escultura em pedra de Nossa Senhora e um cruzeiro inaugurado em 1988. Nos inícios de Agosto celebra-se ali a festa em honra da Sra. do Rosário.
imagemimagem

Santuário de Santa Cecília, em Seixo de Manhoses
A poente da aldeia de Seixo de Manhoses, a 700 metros de altitude, encontra-se o Santuário dedicado a Santa Cecília. Ótimo miradouro e Santuário desde o Séc. XVII. Possui uma capela, casa dos milagres, arrecadações e restaurante. Todos os anos se realiza a festa em honra da Santa, que acolhe centenas de devotos das aldeias das redondezas.
imagemimagem

Santuário de Nª Sra do Castanheiro, em Valtorno
Situada fora da povoação, esta antiga Igreja, que deu apoio aos peregrinos de Santiago de Compostela, é românica tardia. No seu interior podem observar-se alguns sepulcros embutidos na parede, em forma de capelas. No adro existiu uma necrópole medieval. Até ao Séc. XVI foi a Igreja de apoio às gentes de Valtorno, Carvalho de Egas, Seixo de Manhoses, Mourão e Alagoa. Possui ainda uma imagem gótica do Séc. XIII de Santa Maria do Castanheiro.

imagemimagemimagem

Santuário de Nª Sra dos Remédios, em Vilarinho das Azenhas

Situado no cabeço do monte, em lugar alto e vistoso, sobranceiro à aldeia e ao rio Tua, parece proteger o povoado das cheias e dos temporais. Ao lado da Capela de Nª. Sra. dos Remédios fica a Casa dos Milagres e coretos. No 1º Domingo de Setembro celebra-se a sua festa, caracterizada pelo cortejo processional, desde a aldeia de Vilarinho das Azenhas até ao Alto do Monte.
imagemimagem

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Alagoa

Situado a 850 metros de altitude, é o ponto mais alto do Concelho de Vila Flor. Também conhecido por “Alto da Pena Fria”, integra-o uma capela construída em 1986. Dali partiram os limites de vários Concelhos medievais – Vilarinho da Castanheira, Ansiães, Freixiel e Santa Cruz da Vilariça.
imagemimagem

Santuário de Nª Sra da Assunção, em Candoso
Sobranceira à povoação, ergue-se a Capela de Nª, Sra. da Assunção, de construção recente, onde se encontra também um coreto, obtendo-se uma panorâmica excelente sobre o Vale de Freixiel, especialmente sobre a zona florestal do Pelão. Anualmente ali se celebra, em Agosto, a festa em honra da Sra. da Assunção.

imagemimagem

Monte de Santa Cruz, em Sampaio

Este Monte, visível de toda a Vilariça, delimita os termos de Sampaio, Lodões e Roios. O início do Percurso de subida ao Monte de Santa Cruz dá-se a partir de um conjunto formado por uma laje e um muro de betão que acolhe e se tornou no novo lugar da antiga cruz de madeira que se situava outrora no topo do monte. Para rematar o conjunto, e dado à sua referência religiosa, a presença simbólica de uma oliveira.Com a valorização do Monte de Santa Cruz realizado em 2012, foi instalado, desde a base, um corrimão iluminado com luzes LED que se molda ao terreno e acompanha a subida até terminar no seu topo em forma de cruz, esta a 363 metros de altitude. Sita no Cabeço de Santa Cruz, Cabeço de S. Pedro ou ainda Cabeço dos mouros, bem no coração do Vale da Vilariça, crê-se que a cruz de zimbro tenha sido mandada erguer há mais de 130 anos, pelo Reitor de Sampaio (Pe José Tibúrcio de Azevedo).
Para os Vilariços, o Monte de Santa Cruz é um lugar mítico, histórico e santo. Mítico porque ele guarda nas profundezas das suas entranhas, os mitos e lendas de todo o Vale; histórico porque foi castro romano cujos vestígios foram estudados pelo Dr. Santos Júnior, da Universidade do Porto, na sua obra “O Castro de Sampaio”; e santo desde que no seu cume foi implementada a Santa Cruz, em jeito de bênção a todos os que nele habitam.

imagemimagemimagemimagem

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze