Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

Imóveis de Interesse Público

Fonte 1 736 2500
Viver | Concelho | Património
Fonte Romana
Apesar de intitulada de “Fonte Romana”, a Fonte de Vila Flor é uma fonte quinhentista, com 4 pilares e 6 colunas jónicas, que suportam uma cúpula de tijolo; pela sua raridade e importância histórica, foi classificada como monumento de interesse público ao abrigo do Dec. Nº 27 394, DG 394 de 26 de Dezembro de 1936. Admite-se a hipótese deste recinto, em forma de «templete greco-galaíco», ter sido utilizado como local de reuniões municipais dos homens bons da paróquia. Provavelmente de início, era taipado com pranchas de castanho de coluna a coluna (in CABRAL, Adão, Palestra proferida na sessão solene comemorativa do sétimo centenário do concelho).
Acesso: EN 215 de Vila Flor para Alfândega da Fé, R. da Fonte. A cerca de 50 metros situa-se o Arco de D. Dinis.


Arco D.Dinis
D. Dinis concedeu Foral a Vila Flor em 1286 e mandou erguer em seu redor uma cerca de muralhas com cinco portas em arco, restando apenas uma, o Arco de D. Dinis ou Portas da Vila, com 3,5 m de largura por 4 m de altura. Julga-se ter sido uma torre ou pequeno forte para protecção desta Porta virada a sudeste, que dava acesso à Fonte do Poço, hoje conhecida como Fonte Romana. Por ele podemos penetrar na densa atmosfera histórica circundante, vendo-se casas antigas que a tradição aponta como restos da Judiaria local. É Imóvel de Interesse Público por Decreto desde 1955.
Acesso:EN 215, Rua Portas da Vila.

imagem

Forca de Freixiel
Dominando a antiga vila de Freixiel, num pequeno promontório a nascente da povoação, encontra-se a Antiga Forca de Freixiel. É constituída por dois pilares de pedra granítica, de quase 3 metros, onde no topo assentaria uma trave em madeira. É Imóvel de interesse público ao abrigo do Dec. Nº 42 007, DG 265 de 6 de Dezembro de 1958.
Acesso: EN 314 de Vila Flor para Abreiro, cruzamento à esquerda para Freixiel. A forca fica fora da aldeia, numa pequena colina atrás da igreja.

imagem

Pelourinho de Freixiel
Testemunho da autonomia como vila e sede de Concelho desde o Séc. XII, este símbolo, de granito, com 6,2 metros de altura e escadório, sobre o qual se ergue o fuste encimado por um capitel quadrangular, é ornado na base por uma conta de florões; as duas faces onde estavam esculpidas as armas dos Marqueses de Vila Real (Donatários da vila) foram picadas após a revolução de 1640. É Imóvel de Interesse Público por Dec. nº 23 122, DG 231 de 11 Outubro 1933.
Acesso: EN 314 de Vila Flor para Abreiro, cruzamento à esquerda para Freixiel. Rua do Pelourinho.

imagem

Pelourinho de Vila Flor
Este símbolo de poder e autonomia judicial da vila de Vila Flor, foi reconstruído nos anos 30 do século XX. Actualmente localizado em frente à Igreja Matriz, no centro de Vila Flor e decorando o largo existente, este Pelourinho é de esbelta coluna e capitel joanino de forma triangular, ostentando num dos lados, a flor de liz. Todo feito de granito, assenta sobre um escadório octogonal de 5 degraus. Tornou-se Imóvel de interesse público em 1933.
Acesso: Largo Pe. António José de Morais, em frente à Igreja Matriz.

imagem

Pelourinho de Vilas Boas
Consta de um escadório quadrangular, sobre o qual se ergue o fuste, encimado por um capitel com as armas nacionais e a esfera armilar.
É Imóvel de Interesse Público ao abrigo do Dec. nº 23 122, DG de 11 de Outubro de 1933.
Acesso: Largo da lamela

imagem


Cabeço da Mina
Santuário pré-histórico, datável do Calcolítico (c. do 3.º milénio a. C.). Na imagem, duas estelas encontradas no local, prova de estarmos em presença de um dos exemplares desta tipologia arqueológica mais antigos até ao momento, não só da Península ibérica, como de toda a região ocidental da Europa mediterrânea. É Sítio de Interesse Público por Portaria nº 110/2014 DR, 2.ª série, n.º 30, de 12 de Fevereiro de 2014
Acesso: EN 102-IP2 Assares

imagem

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze