Sugestão de Roteiro - 1 Dia
Vila Flor, Terra de Alma e Cor.
Deixamos algumas sugestões para uma visita de um dia:
Convidamo-lo desde já a iniciar pela visita ao Posto de Turismo. Aqui, para além da informação que pode obter para enriquecer a sua estadia, pode também ficar a conhecer a Rota do Saber Fazer, que visa a valorização do território da Terra Quente Transmontana através do Turismo de Experiências e sobretudo conhecer uma das Portas de Entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua, um espaço museológico e interativo que nos abre o apetite para esta magnífica região. Com a cor azul, a águia é o animal atribuído que faz jus ao slogan: “onde se glorifica a paisagem”.
De seguida e mesmo em frente, encontra-se o Museu Municipal Dr.ª Berta Cabral, equipamento cultural que reúne um vasto espólio distribuído por salas de recordações, histórias, memórias e curiosidades.
Ao lado, ergue-se o monumento religioso e emblemático do coração de Vila Flor: a Igreja Matriz, um belo exemplar barroco, dedicada a S. Bartolomeu e construída no século XVIII. No interior, para além do belíssimo altar-mor que ostenta um painel do Vilaflorense Manuel Moura, sobressaem os retábulos em talha dourada dos altares laterais, dois deles mais antigos que a própria igreja. Em frente à igreja, o Pelourinho, que mais do que ornamentar o largo, é símbolo do poder e da autonomia judicial do Concelho.
Descendo para o Largo do Rossio, para além da bela Igreja da Misericórdia, são vários os exemplares de solares e casas brasonadas que vão adornando as ruas, destaque para o Solar dos Condes de Sampaio, segundos donatários da vila (mesmo atrás da igreja); Solar dos Lemos, uma bela joia da arquitetura joanina; e o Solar dos Capitães-Mores, historicamente importante, pois era aí que ficava instalada a guarda real aquando da presença do rei. Ainda nesta zona existem algumas ruas típicas, de origem e traço judaica, é o caso da Rua Nova e da Rua do Saco.
Passamos agora ao património edificado de interesse público, também localizados no centro histórico, falamos da Fonte Romana, que na realidade é uma fonte quinhentista, local onde reuniam os homens bons da terra e do Arco D. Dinis, porta de entrada da Vila Flor medieval, a única porta ou arco que resta de cinco que existiriam da muralha mandada erguer pelo Rei D. Dinis.
A não esquecer e digna de visita é a Praça da República desta Vila Charme, na zona mais "contemporânea" da nossa localidade, onde a Rainha Dª Isabel, rodeada de rosas, abençoa os visitantes. Nas imediações, o Centro Cultural, uma zona para lazer infantil, alguns serviços municipais como a Câmara Municipal, a Biblioteca, comércio e serviços vão dando vida, movimento e cor.
Ao ar livre e fazendo justiça ao produto Âncora de Vila Flor, o Azeite, encontramos um Lagar de azeite a céu aberto, bem perto a Capela de Santa Luzia e duas singelas edificações: uma Homenagem aos Heróis do Ultramar; e o Obelisco "In memoriam aos combatentes Vilaflorenses na Grande Guerra 1914-1918. Alongando um pouco mais a visita, encontra-se na praça com o mesmo nome, a Estatua do Rei D. Dinis, uma homenagem ao rei que nos batizou e às suas cantigas de amigo.
A visita não será igual sem conhecer o pulmão de Vila Flor - o Peneireiro - uma zona verde que integra Parque de Campismo (alvo de intervenção em curso para futuro Eco Park), Piscina Municipal, loja de artesanato, parques de merendas, circuito aeróbico de manutenção e albufeira. Para além da prática desportiva, é um ótimo local para aprazíeis passeios e pic nics em família e/ou com amigos, encontra-se a apenas 2,5km do centro.
Já na zona sobranceira a Vila Flor, o Monte da Sra. da Lapa, carinhosamente chamado de “capelinhas” pela quantidade de capelas existentes lá no alto, é um excelente miradouro, onde a mais de 700 m de altitude pode ter uma vista privilegiada sobre a vila e toda a magnífica paisagem dali alcançada. Ali ao lado, o baloiço panorâmico é ponto de atração a não perder, para uma fotografia a registar, uma lembrança a recordar ou um momento a eternizar.
Todos os motivos serão seguramente válidos para uma escapadinha a Vila Flor. Visite-nos!
(Em atualização)