Município de Vila Flor apresenta Marketplace para comércio local
São 40 os potenciais comerciantes que podem aderir ao Marketplace de Vila Flor, uma plataforma de comércio eletrónico, que permite fazer, de forma integrada, a promoção, venda, serviço de entrega dos produtos locais e muito mais.
No sentido de conferir uma maior notoriedade aos produtos mais tradicionais e produzidos em pequena escala, com recurso a técnicas mais artesanais, a Câmara Municipal de Vila Flor apresentou na EXPOVILA 3.0, uma plataforma de comércio eletrónico própria, através da qual os pequenos comerciantes podem expor e comercializar os seus produtos num canal digital ativo, contribuindo assim para o aumento das vendas, estimulando e dinamizando a economia local.
O Marketplace de Vila Flor, que resulta de uma parceria com a empresa CTT, integra todas as valências e funcionalidades para a sua gestão e comunicação ativa, englobando também a componente de serviço de Entregas Expresso.
O Município identificou 40 comerciantes, potenciais aderentes, que podem integrar esta plataforma gratuitamente.
“A integração de um pequeno negócio numa plataforma de comércio digital desta natureza, acarreta vantagens facilmente identificadas, desde logo visibilidade, a notoriedade da marca, a comunicação e promoção, que resultam num objetivo final que é o aumento das vendas e afirmação da marca Vila Flor”, argumenta o presidente da CM de Vila Flor, Pedro Lima.
Esta plataforma dispõe de uma gateway de pagamentos integrada, através da qual os compradores poderão efetuar o pagamento pelos meios mais comuns utilizados no comércio eletrónico e adaptada com o sistema de expedição de encomendas para o envio dos objetos/produtos vendidos, com os custos de envio suportados pelo projeto.
É expectável que através da notoriedade da plataforma eletrónica, os comerciantes possam aumentar as suas vendas, e dar um maior contributo para a economia local. Em paralelo, também se espera que a notoriedade do Município de Vila Flor seja acrescida.
A CM Vila Flor tem perseguido o objetivo estratégico de posicionar o concelho como um destino turístico autêntico de excelência para todos os que procuram a genuinidade do contacto com a natureza, com a tradição e com os costumes locais. Com esse intuito, este Marketplace inclui serviços ou informações úteis como por exemplo, percursos pedestres mapeados e sujeitos a reservas, ou ainda apresentar um calendário com a oferta cultural e eventos mais emblemáticos que ocorrem no concelho.
O Município investiu neste projeto 74 mil euros, sendo cerca de 50 mil euros pagos com a implementação do projeto e o restante pago pela prestação dos serviços associados, em mensalidades de cerca de 800€ durante dois anos, oferecendo este investimento aos pequenos operadores económicos.
Principais Funcionalidades
A solução Integrada Marketplace de Vila Flor contempla:
• Multidispositivo Multilingue (português, espanhol e inglês) e customizado para o Município de Vila Flor;
• Marketplace Multicanal – Tecnologia, Infraestrutura e Manutenção;
• Formação específica no Marketplace e Onboarding dos Comerciantes;
• Levantamento Fotográfico do Espaço Comercial (Comerciantes);
• Gestão de TakeAway e Delivery;
• Gestão/Reserva de Encomendas Online;
• Gestão de Stocks e Disponibilidades;
• Criação Google Business Profile e relatório presença digital;
• Setup de Agenda Cultural e novidades;
• Setup de Percursos e Tours sugeridos;
• Integração com Plataforma CTT Expresso (Plafond de 2000 envios CTT Expresso);
• Soluções de Comunicação CTT Ads Online (Pack Base Media Digital CTT, por comerciante);
• Formação Especializada Comércio Online;
• Gestão de Projeto.