Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas
Dia 05 de maio, decorreu em Lisboa, a apresentação púbica dos resultados da 9ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2016 (Ipic2016). A sessão contou com a presença da equipa da Universidade do Minho responsável pela avaliação, do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, dos responsáveis da Microsoft Portugal (que apoiou a presente edição do estudo e acolheu a sessão), bem como de vários dirigentes e representantes das Câmaras Municipais premiadas.
Tratou-se da apresentação do resultado do estudo efetuado aos sítios Web das Câmaras Municipais Portuguesas pelo GÁVEA – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, nos meses de novembro e dezembro de 2016 e início do mês de janeiro de 2017, realizado com o intuito de retratar o seu estado de modernização, assim como o nível da sua relação eletrónica com os munícipes.
Depois de uma explicação sobre o assunto em questão, procedeu-se à atribuição de troféus e diplomas de mérito às Câmaras Municipais classificadas nas dez primeiras posições no Índice Global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem.
Partindo dos rankings associados a cada critério, foi encontrado o Ranking Global de Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, cabendo a Vila Flor o lugar nº. 31 e a 3º. Posição do distrito de Bragança.