Projeto de Prevenção 'Sentinela'
A Educação constitui um dos pilares fundamentais de uma sociedade desenvolvida, ao criar indivíduos enriquecidos do ponto de vista académico, social, técnico e humano.
Com a finalidade de adquirirem competências para o exercício da cidadania, o Município de Vila Flor aposta na formação, promoção e desenvolvimento de todos, em especial, às crianças e jovens do Concelho. No seguimento desta aposta, à semelhança de outros projetos do serviço de Psicologia da Câmara no domínio da prevenção, entretanto operacionalizados nas Escolas do Concelho, surge o Projeto Sentinela.
O Sentinela nasce assim numa ótica de cooperação institucional, entre a Medida Emprego Jovem Ativo do IEFP e GIP de Vila Flor, o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Vila Flor, o Agrupamento de Escolas, a Santa Casa da Misericórdia, a CPCJ, o Centro de Saúde de Vila Flor e a GNR-Núcleo de Vila Flor.
O objetivo da Medida Emprego Jovem, formalizada pelo GIP de Vila Flor, consistiu em apoiar um jovem licenciado (área de Criminologia) e dois jovens com baixa escolaridade, a fim de desenvolverem, durante 6 meses, competências de empregabilidade.
Enquadrado na área das Ciências Sociais, este Projeto de prevenção vai de encontro às premissas do Plano Estratégico definido pelo Agrupamento de Escolas em 2015/2016, nomeadamente no que concerne a “educação para o exercício da cidadania responsável” e o “fomento de atitudes de solidariedade e respeito mútuo”, domínios que nos parecem fundamentais aprofundar na consciência e comportamentos das nossas crianças e jovens.
Assim, sendo o público-alvo a comunidade escolar, foram já iniciadas pequenas ações de sensibilização nas escolas do Concelho (do 1º CEB ao Secundário), sobre temáticas atuais, que promovem informação/educação e prevenção do acontecimento criminal – bullying, maus tratos a animais, abusos juvenis, consumo de drogas, cybercrime, violência no namoro e stalking, são os temas a abordar.
É objetivo do Sentinela alertar o público-alvo para sinais e comportamentos de alerta, desenvolver competências no domínio social e cívico, sensibilizar, informar e prevenir.
"Só pelo conhecimento se pode evitar a criminalidade". Maurice Cusson