Índice de Transparência Municipal

89a07846f5aa501ee5a62f7a3ff84299 1 980 640
13 Fevereiro 2017

Há quatro anos consecutivos que a (TIAC), Transparência e Integridade, Associação Cívica (ONG), procede à avaliação do grau de transparência das  Câmaras Municipais, tendo por base informações e serviços disponibilizados aos cidadãos nos respetivos sites, pela análise de 76 Indicadores, agrupados nas seguintes sete áreas:

- Informação sobre a Organização;

- Composição Social e Funcionamento do Município;

- Planos e Relatórios;

- Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos;

- Relação com a Sociedade;

- Contratação Pública;

- Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.

A equipa responsável, procede à avaliação destas informações e apresenta, geralmente no final do ano, o ranking da Transparência Municipal.

Este ano, relativamente a 2016, essa apresentação pública, aconteceu dia 8 de fevereiro, na Universidade de Aveiro, tendo-se verificado que houve uma melhoria substancial na média da informação disponibilizada em todos os Sites dos Municípios.

Tal como sempre referimos, este Ranking não mede a corrupção ou o seu risco em cada concelho, apenas a informação disponibilizada por cada Autarquia no seu Website oficial.

A Câmara de Vila Flor, que sempre primou pela transparência em tudo quanto a lei determina, após ter visto resolvidas as dificuldades com o software do site anterior e os problemas causados pelo ataque informático de que fomos alvo, procedemos, tal como demos nota em várias reuniões de câmara, à implementação de novos procedimentos de segurança e à inclusão de conteúdos que estavam limitados no anterior site, de forma a melhorar o conhecimento do município.

Este esforço, produto do trabalho de uma vasta equipa de colaboradores da Edilidade, permitiu colocar Vila Flor no 51º lugar, no universo das 308 autarquias.

Relativamente ao ano anterior, melhoramos profundamente, demos um “salto” de 254 lugares.

Estamos agora na banda dos 17% Municípios com melhor I.T.M., mercê de uma vontade forte em fomentar os laços de informação entre a autarquia, os munícipes e quem nos procura.

Temos a perfeita consciência que esta posição deve sempre ser vista como uma responsabilidade e nunca como um estatuto, pois o desafio é constante.

Vamos continuar a fazer planos de ação e implementar procedimentos por forma a atenuar as falhas que ainda existem em algumas áreas, sempre com a perspectiva de melhorar a informação e ajudar a divulgar mais conteúdos sobre o Município de Vila Flor.

Contamos, para o efeito, com a colaboração e empenho de todos os colaboradores da edilidade, a quem, de forma muito franca, aqui prestamos homenagem e reconhecimento pelo facto de termos sido o Município do País que mais cresceu no Ranking Nacional do I.T.M, do ano 2016.