O Município de Vila Flor inicia o projeto “TUA NATUREZA"

P 1 980 640
12 Abril 2019

Promover a singularidade do património natural de Vila Flor, valorizando o Rio Tua como elemento estruturante da sua visitação e contribuindo para a implementação de uma estratégia regional diferenciadora, com enfoque no turismo de natureza é o grande objectivo da candidatura apresentada pelo Município ao Norte 2020, aprovada pelo valor de 325.098,30 € financiados em 85%.

Os trabalhos iniciaram com a limpeza de cerca de 30 km de caminhos públicos, seguindo-se a sinalização e homologação do referido percurso.

Estão ainda incluidas neste projeto as seguintes ações:

- Conceção e instalação de elementos de interpretação da natureza e de valorização da experiência turística
a) A elaboração de conteúdos de natureza interpretativa e pedagógica;
b) A conceção do percurso expositivo, desenvolvimento e fornecimento de painéis e materiais expositivos;
c) A instalação de equipamento multimédia;
d) A realização de filme de apresentação do Rio Tua;
e) A produção de materiais impressos, nomeadamente de livros de interpretação do território e roteiros/folhetos/mapas.

- Elaboração e implementação de programa de dinamização do Turismo de Natureza
a) A realização de atividades orientadas (duração 1 dia);
b) A organização de ateliers/oficinas (duração 2 a 4 dias);
c) A realização de atividades lúdico/pedagógicas no decorrer de eventos.

- Implementação de Plano de Comunicação
a) A conceção e criação da imagem gráfica, manual da marca, site na internet e de perfil nas redes sociais;
b) A realização de “ações de familiarização” (jornalistas, fotógrafos, bloggers, etc.);
c) A realização de feiras e eventos;
d) A realização de ações promocionais de forte impacto;
e) A contratação de espaço publicitário (imprensa e outdoor).

O concelho de Vila Flor, terá, com a implentação deste percurso, dentro do Parque Natural Regional do Vale do Tua, a maior rede de percursos pedestres do Vale com mais de 50 km homologados (incluindo o Trilho do Tua-Vieiro-Freixiel link do trilho).

image title