Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

JaT Tua | 5ª Reunião do Fórum Participativo decorreu em Vila Flor

Img 0600 1 980 640
18 Janeiro 2019

Junto à Terra (JaT) é um projeto de educação para a sustentabilidade, dirigido aos alunos do 8º ano de escolaridade, onde a importância da biodiversidade é comunicada numa linha conceptual que parte do pensamento global para a ação local. É um processo que procura criar nos jovens uma abordagem de Sustentabilidade feita de atitudes, de mudança comportamental e de uma (re)valorização do território por força do contributo do património natural e dos serviços dos ecossistemas para a economia local e bem-estar da sua comunidade e população em geral. Em suma, “Junto à Terra” é estar junto e em sintonia, do lado da Terra, enquanto planeta e enquanto território da nossa comunidade.

O JaT nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e Foz Tua. Assume-se como o instrumento de envolvimento da comunidade local capaz de trazer o Homem e a atividade humana à equação da conservação da natureza e da biodiversidade. Pois o sucesso das medidas compensatórias, como esforço de mitigação de impacte de médio-longo prazo, depende da capacidade de inverter uma tendência natural de degradação ambiental e perda de biodiversidade nestes territórios, provocada em grande parte pelo êxodo rural e do decorrente abandono das atividades agro-silvo-pastoris tradicionais.

O JaT, enquanto projeto de educação ambiental, diferencia-se pelo alinhamento estratégico transversal e de médio-longo prazo, de opção pela capacitação como fator de retenção do capital humano no território, pelo envolvimento e liderança local ativa e pela abordagem bottom-up construída no fórum de participação da rede de parceiros locais envolvidos. Estes parceiros incluem os Municípios, os Agrupamentos de Escolas, as Escolas Profissionais, Associações Locais, Associações Regionais e Autoridades, bem como outras entidades que têm uma intervenção direta no território.

JaT é um projeto dirigido para a Comunidade Escolar.

Img 0599 1 980 900
Img 0602 1 980 900

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze