Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Dia 9 de Abril - Batalha de La Lys

Foto al pio esteves 1 980 640
09 Abril 2018

 

No dia 9 de abril de 1918, faz hoje precisamente 100 anos, o exército português sofreu, no norte de França, uma das maiores derrotas da sua História, na célebre Batalha de La Lys.

Neste sangrento confronto, o Corpo Expedicionário Português (CEP), foi destroçado pelos alemães na véspera do render das tropas, causando inúmeras mortes, feridos e prisioneiros. O CEP foi integrado, sem autonomia própria, no comando do exército inglês. Por tal motivo, a batalha de La Lys é considerada como “A Alcácer Quibir do século XX”.

As comemorações oficiais do centenário da Batalha de La Lys vão decorrer em França, com vários eventos, entre o dia 8 de abril e 7 de maio. Desta forma o governo francês pretende homenagear todos os homens que em nome de Portugal, tão valentemente lutaram ao lado dos aliados.

O Município de Vila Flor quer também associar-se a esta efeméride em nome dos soldados do concelho que nela participaram e, como todos os militares portugueses, apenas trouxeram consigo marcas violentas, físicas e psicológicas, de uma guerra “dos outros”.

Em sua representação, destacamos o Vila-Florense Alípio Esteves, combatente no sul de Angola em 1914, com o 3º Esquadrão de Cavalaria 9, regressando em Dezembro de 1915. Em 8 de agosto de 1917, embarcou para França, com o Batalhão de Infantaria 1, fazendo parte do CEP. Foi louvado e condecorado por duas vezes com a Cruz de Guerra por feitos heróicos em campo de batalha. No dia 9 de Abril, na batalha de La Lys, ofereceu-se para desempenhar a missão de agente de ligação, quando os verdadeiros agentes de ligação declararam já não ser possível atravessar a intensa barragem da artilharia inimiga, missão que levou a cabo, manifestando muita coragem, dedicação e abnegação. Nesse mesmo dia foi feito prisioneiro e internado no campo de Friedrichsfeld, na Alemanha, com o nº 91703, sendo libertado em 1919. Recebeu diversos louvores e medalhas pela nobre conduta de militar brioso, de entre elas a Medalha da Vitória. O distintivo é em bronze, tendo no anverso a figura alada da Vitória com a Flor da Paz na mão direita e uma coroa de louros na mão esquerda. No reverso, encontra-se a legenda “Medalha da Vitória”, com o escudo nacional acompanhado da representação da Cruz de Guerra. A fita, igual para todos os Países aliados, é em seda das cores do arco-íris.

“Recordar os combatentes da I Guerra mundial, é a forma de sentirmos mais intensamente o drama humano das Guerras” (José Manuel Fernandes – Euro Deputado).

Cruz de guerra 1 980 900
Medalha da vitoria frente 1 980 900
Medalha vitoria anteverso 1 980 900
Batalha de la lys 1 980 900
Placa de prisioneiro 1 980 900

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze