Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Igrejas

Dsc04371 1 736 2500
Viver | Concelho | Património

Igreja Matriz de S. Bartolomeu
Destacada sobretudo pela sua grandiosidade, este "templo majestoso" foi construído no séc. XVIII, em substituição da igreja anterior que desabara em 31 de Janeiro de 1700. Da igreja velha foram aproveitadas a maior parte das suas pedras ornamentadas. É de notar os cordames e esferas armilares manuelinas, nas portas laterais. A fachada frontal é de estilo colonial e a decoração muito ao gosto dos cantoneiros minhotos do século XVIII. Esta igreja barroca tem de altura exterior 15,2 metros, 14 metros de largura e 42,2 metros de comprimento. Possui duas torres com 24,6 metros de altura. Possui seis altares, três dos quais com retábulos de talha dourada, sendo dois deles (altares colaterais) preciosas obras de arte, mais antigos que a própria Igreja (século XVII). O altar-mor, mais moderno, dos finais do séc. XVIII (1787), possui um belo painel do pintor Vilaflorense Manuel de Moura.
imagem

Igreja da Santíssima Trindade
De estilo românico tardio, este templo medieval de imponência monumental possui, no seu interior, um arco-cruzeiro gótico. Sem aberturas e com torre sineira central de um sino apenas, a Igreja da freguesia de Trindade, uma das mais antigas do género no Concelho, ostenta nas suas paredes, vários cachorros salientes, um pouco abaixo do beiral do telhado. Destacam-se ainda as suas poderosas portas.
É o centro dos festejos anuais em honra da Santíssima Trindade, na localidade. Foi restaurada e edificada de armação e soalho em 1952, tendo-se seguido a inauguração no ano seguinte.
imagem

Igreja do Espírito Santo – Benlhevai
Na Igreja, de construção granítica e traços simples, é de realçar o altar-mor que está coroado por um brasão, que devia pertencer a algum D. Abade do Mosteiro de Santa Maria do Bouro. Possui Torre sineira lateral com quatro sinos.
imagem

Igreja de Sta. Justa – Vilarinho de Azenhas
Igreja barroca do séc. XVIII (1716). É rústica e tem granito desigual e pequeno. A Torre sineira é central e tem dois sinos. No seu interior realçam-se os trabalhos em talha do Séc. XVII que forram o arco cruzeiro.
imagem

Igreja de S. Brás – Samões
É uma Igreja barroca, com Torre sineira lateral esquerda de 4 sinos. Destacam-se, no seu exterior, a Cruz de Malta sobre a porta principal, e no seu interior, um altar do Séc. XVIII e um cadeiral do Séc. XVII.
imagem

Igreja de S. João Batista – Roios
Igreja barroca reconstruída nos finais do Séc. XVIII, com campanário de dois sinos. Destacam-se, no seu Interior, os altares colaterais do Séc. XVIII (Joanino) e as pinturas a óleo no teto representando imagens de vulto.
imagem

Igreja de S. Lourenço – Vale Frechoso
Igreja do Séc. XVIII com Torre sineira central de sois sinos e porta retangular com semi arco na parte de cima comportando três esculturas em pedra na parte da frente. O realce vai para os altares neo clássicos e as Imagens datadas do Séc. XVII.
imagem

Igreja de S. Pedro – Santa Comba da Vilariça
De estilo barroco, a Igreja de S. pedro foi construída em 1719. Possui um belo frontispício e o seu portal é ornado por duas colunas torsas. Podem admirar-se os altares colaterais em talha dourada do Séc. XVII assim com interessantes Imagens do Séc. XVII – XVIII. O seu altar-mor é coroado por um brasão.
imagem

Igreja de S. João Batista – Mourão
Com Torre sineira de dois sinos e arco românico na frontaria, a Igreja de S. João Batista foi instituída sede de Paróquia em 1640. O seu altar-mor, em talha, data do séc. XVII.
imagem

Igreja de Santa Catarina – Carvalho de Egas
Igreja simples, do Séc. XVIII, é barroca e foi reconstruída em 1772. Tem uma porta lateral em arco românico tardio. Destacam-se o púlpito, o altar mor e o batistério.
imagem

Outras Igrejas:

imagem
Alagoa
imagem
Arco
imagem

Assares

imagem
Candoso
imagem
Folgares
imagem
Freixiel
imagem
Lodões
imagem
Macedinho
imagem
Nabo
imagem
Ribeirinha
imagem
Sampaio
imagem
Seixo de Manhoses
imagem
Valbom
imagem
Valtorno
imagem
Vieiro
imagem
Vilas Boas
imagem
Meireles

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze