Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã
Depois
Depois

siga-nos   Facebook município de Vila Flor

partilhar  Partilhar Carrazeda de Ansiães

Solares e Casas Brasonadas

Solar dos aguilares 1 736 2500
Viver | Concelho | Património

SOLAR DOS AGUILARES
Localizado bem no coração de Vila Flor, é um edifício cuja traça original remonta ao Séc. XIII, tendo sido reconstruído na 2ª metade do Séc. XX. Em tempos idos, foi residência dos Aguilares, primeiros donatários desta Vila. É armoriado com as armas reais na fachada principal e a flor de Liz na fachada poente. Foi Domus Municipalis até 1937, tendo ali também funcionado outrora outros serviços, tais como Tribunal da Comarca, “Cadeia”, repartição das finanças e mais tarde, posto da GNR e Comércio de Carnes verdes. Parte serviu de residência e de oficina de sapateiro. Em 1957 é ali fundado o Museu Dr.ª Berta Cabral pelo Vilaflorense Raúl de Sá Correia.


SOLAR DOS ARAÚJO LEITE

Situado na Praça da República, este solar com pedra de armas, foi mandado construir no Séc. XIX por Acácio Alfredo de Araújo Leite. De fachada menos solene, mas de agradáveis linhas arquitetónicas, é atualmente pertença do General Baltazar de Morais Barroco e Irmãos.
imagem

SOLAR DOS CONDES DE SAMPAIO
Também conhecido por Casa do Paço, este belo exemplar do Séc. XVII situa-se no Largo dos Condes de Sampaio em Vila Flor. É armoriado com as Armas dos Condes de Sampaio. Escudo sob coronel de conde e assente numa carranca. Foi adquirido em 1855 por João Pedro Miller à Condessa de Sampaio e continua a ser propriedade dos seus descendentes.
imagem

CASA DA RESIDÊNCIA OFICIAL PAROQUIAL
Edifício do Séc. XVIII, foi mandado construir pelos habitantes da Vila de Vila Flor para residência do seu Pároco. É armoriado com as armas papais. Outrora serviu também como cadeia e tribunal. Este solar sofreu obras de conservação e restauro, e foi convertido, atualmente, no Centro Social e Paroquial S. Bartolomeu.
imagem

SOLAR DOS CAPITÃES MORES
Localizado no Largo do Rossio, este solar data do Séc. XVIII e é de estilo tradicional. Mandado construir por Luís António de Morais Botelho de Castro, Capitão-mor de Vila Flor, é armoriado com as armas dos Morais e Castro. Foi vendido em 1881 à família Pinto de Figueiredo, pertencendo atualmente aos seus descendentes.
imagem

SOLAR DOS VISCONDE DE LEMOS
Com uma elegante e sumptuosa frontaria tipicamente trabalhada em granito, este solar situa-se na Rua da Misericórdia e é do Séc. XIX. Mandado construir por António Pinto Seixas de Lemos, Visconde de Lemos, ostenta o brasão com a pedra de armas do Titular. Atualmente continua propriedade de seus descendentes.
imagem

SOLAR DOS LEMOS
Referido como uma das jóias da arquitetura transmontana, o solar dos Lemos é o mais representativo monumento civil da chamada arte joanina, caracterizada pela sumptuosidade e elegância das formas, foi mandado construir pelo Dr. João de Seixas Caldeira da Fonseca e Lemos, corregedor de Bragança, por volta de 1700. Estilo D João V, ostenta o brasão dos Pinto de Lemos, artístico encordoado trabalhado em granito. Permaneceu propriedade de seus herdeiros até início do Séc. XX. Em 1914, por hipoteca a um banco, fora adquirido pelas irmãs D. Ernestina Miranda de Faria e D. Maria Delfina Miranda de Faria, as "senhoras médicas", como eram vulgarmente conhecidas na terra, dada a profissão durante 18 anos de seu pai. Atualmente pertence aos seus descendentes.
imagem

SOLAR DOS CID LEITE PEREIRA
Situado na Rua do Saco, é também conhecido por Casa Amarela. Possui pedra de armas. É propriedade de Joaquim Coelho.
imagem

SOLAR DOS REIMÃO DE MENEZES | Lodões
Solar setecentista localizado na aldeia de Lodões. Destaque para o portal de entrada encimado por uma cruz e duas pirâmides. Integrou no passado capela particular. O brasão tem as armas dos Reimão de Menezes e Mello. 
imagem

SOLAR DOS VAZ | Sampaio
Situado em Sampaio, junto à capela do Santíssimo, ergue-se o solar dos Vaz, cujo brasão não é originário daquela aldeia.
imagem

SOLAR DA CASA DA CÂMARA | Vilas Boas
Feito em argamassa, o brasão localiza-se em Vilas Boas, na antiga Casa da Câmara. É uma Casa setecentista onde terá funcionado a Câmara de Vilas Boas e também tribunal. Vendida em meados do Séc. XIX pelo outrora Município de Vilas Boas, este solar é atualmente propriedade de duas famílias, residentes em Vila Boas.
imagem

SOLAR DA BARONESA DE ALVERCA | Vilas Boas
Solar barroco de planta retangular e dois pisos, integrando num extremo uma pequena capela. O brasão situa-se no frontispício da Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, e representa as armas dos Sá Morais Sarmento. Terá sido construído no Séc. XVIII pela Baronesa de Alverca. Foi vendido pelos herdeiros a particulares, nomeadamente três famílias da localidade.
imagem

SOLAR DOS MADUREIRA LOBO | Freixiel
Localiza-se na Rua Queimada, em Freixiel. O brasão possui as armas dos Morais Pinto. Possui capela particular. Atualmente continua propriedade de seus descendentes.
imagem

SOLAR DOS ARAÚJO BORGES | Freixiel
Localizado na Rua Grande, este Solar possui brasão com armas dos Araújos e dos Borges. Aqui morou um Fidalgo da Casa Real, coronel das Milícias em Chaves. Viria mais tarde a pertencer aos Condes de Vinhais por motivo de casamento. Foi vendido pelos herdeiros mas atualmente continua a ser propriedade de uma família da freguesia. 

imagem

Do património de habitação, merecem ainda referência especial as modestas e antigas casas de raiz rural, localizadas na parte velha da vila, junto do “Arco de D. Dinis”, onde, segundo a tradição, se terá localizado o bairro dos judeus. Aparecem ainda, aqui e além, velhas casas típicas da lavoura, compostas de rés-do-chão – onde eram guardadas as alfaias, produtos agrícolas e acomodados os animais domésticos – e um andar para habitação. Do outro lado da rua têm varanda e alpendre.

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

Câmara Municipal de Vila Flor mais contactos »

Avenida Marechal Carmona
5360-303 Vila Flor

Telefone 278 510 100
Fax 278 512 380
E-mail geral@cm-vilaflor.pt

  • logótipo wc3
  • logótipo compete
  • logótipo gren
  • logótipo ue
  • impresa wiremaze